Novos produtos Ponsse para colheita florestal responsável

A marca anuncia novos Harvester Scorpion Giant e Forwarder Mammoth, novo cabeçote de H8, além do mais moderno sistema Opti 5G e novidades para o Active Manual.

A Ponsse lança novos produtos para aumentar a produtividade na colheita sustentável. As novas soluções foram desenvolvidas em conjunto com clientes, ouvindo as necessidades reais do campo. O harvester PONSSE Scorpion Giant e o forwarder PONSSE Mammoth respondem às mais altas exigências da moderna silvicultura, tanto em termos da ergonomia como da produtividade.

“Estes novos produtos reforçam nossa posição como um dos fornecedores líderes mundiais de soluções para a colheita responsável. O desenvolvimento destes dois novos produtos abrange melhorias na ergonomia, segurança e usabilidade, bem como melhor visibilidade na cabine. Acreditamos que fomos muito bem-sucedidos nesse sentido", afirma Marko Mattila, Diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ponsse.

PONSSE Scorpion Giant

O PONSSE Scorpion Giant é gigante em produtividade e potência. O novo harvester veio completar a família de produtos Scorpion, que foi totalmente atualizada em 2021. Atendendo às necessidades dos clientes, o Scorpion Giant foi desenvolvido para proporcionar mais tração, o que ajuda a máquina em termos de agilidade mesmo em condições extremas, incluindo neve, declives íngremes e terrenos macios. Ele se destaca quando se trata de potência de içamento, assim como ao processar troncos maiores.

“Apesar de o Giant ser o harvester mais forte na classe Scorpion, o modelo Bear continua sendo nosso mais poderoso harvester. O que diferencia o Scorpion Giant é a sua versatilidade que permite a operação em diversos locais de trabalho, visto que pode ser equipado com os cabeçotes de harvester PONSSE H6, H7, H7HD Euca ou H8,” informa Mattila.

Ergonomia inigualável

A ergonomia e usabilidade da cabine constituíram dois temas de destaque na pesquisa e desenvolvimento da Ponsse nos últimos anos, junto com o desenvolvimento da segurança. O PONSSE Giant possui um pára-brisa em uma única peça, que se estende até o teto da cabine, proporcionando visibilidade ainda melhor para o operador e garantindo o trabalho seguro em todas as condições. A cabine se assemelha a um posto de trabalho prático e silencioso com visão ampla do terreno e foi desenvolvida para proporcionar conforto e bem-estar ao operador.

O Scorpion Giant apresenta muitas soluções já familiares na classe de produtos Scorpion, que foram ainda mais aprimoradas.  Elas incluem o aumento da força de tração e uma grua C50+ mais potente, cuja lança em forma de garfo oferece excelente visibilidade do local de colheita. O Scorpion Giant também vem equipado com o inédito sistema de nivelamento e estabilização ativo, já conhecido de outros modelos Scorpion. O Scorpion Giant está disponível com o altamente avançado e moderno sistema Opti 5G e o computador Opti 8 com tela de toque.

PONSSE Opti 5G - O sistema de informações mais moderno do mercado

O PONSSE Opti 5G é o sistema de informações mais moderno disponível no mercado. Sua operação eficiente e rápida eleva a experiência do usuário em sistemas de informações para um novo patamar. A poderosa grua C50+, combinada com o sistema de informações Opti 5G, oferece uma maneira totalmente nova de controlar a grua e melhorar a eficiência operacional, usando o PONSSE Harvester Active Crane. Com o Harvester Active Crane, o operador pode controlar os movimentos do cabeçote do harvester, em vez de apenas controlar as operações individuais da grua. Isto permite que o operador possa se concentrar no processamento da madeira, em vez de apenas controlar a grua.

O Harvester Active Crane, disponível como opcional, requer o sistema de controle Opti 5G, que atualmente está disponível na família de harvester Scorpion em determinados mercados. A disponibilidade do Harvester Active Crane será ampliada para outros modelos de máquinas e mercados.

PONSSE H8 –  A próxima geração de cabeçotes de harvester

O novo cabeçote de harvester PONSSE H8 oferece uma alimentação potente, agarramento forte e um chassi robusto, porém, ágil. A área da caixa da serra ficou ainda maior, o que torna o cabeçote de harvester uma excelente opção para árvores com grande diâmetro da base. O cabeçote de harvester pode ser instalado no PONSSE Ergo, Scorpion Giant e Bear. Os recursos automáticos do sistema de controle Opti, desenvolvidos e fabricados pela Ponsse, controlam a velocidade de alimentação, o movimento da serra segundo o diâmetro da árvore e asseguram um corte rápido e preciso. Com o Active Speed, a velocidade de operação do cabeçote de harvester pode ser ajustada com base nas espécies de árvores e nos diâmetros dos troncos. A operação com o cabeçote de harvester H8 equipado com o novo recurso torna-se produtiva e eficiente, independente do tamanho do tronco.

Forwarder PONSSE Mammoth – Capacidade de carga sem precedentes

O forwarder PONSSE Mammoth, poderoso em termos de produtividade, expande a faixa de forwarders Ponsse para a nova categoria de capacidade de carga de 25 toneladas. Equipado com o sistema de transmissão continuamente variável (CVT) e o carregador K121, a robusta estrutura do chassi e o sistema hidráulico super forte do Mammoth garantem o transporte sem problema de grandes troncos e cargas pesadas, mesmo nos terrenos mais desafiadores.

Ergonomia

No forwarder PONSSE Mammoth, a ergonomia do operador foi considerada em todos os detalhes. O novo forwarder oferece máxima produtividade em longas distâncias de deslocamento. Menos deslocamento é necessário, porque mais troncos podem ser transportados em cada percurso.

Novos recursos para maior produtividade

Um dos mais destacados recursos novos é o PONSSE Active Seat, desenvolvido para atender os requisitos dos operadores de máquinas florestais. O novo assento Active Seat melhora a usabilidade, já que gira e acompanha o ambiente de trabalho de acordo com os movimentos da grua, aumentando a produtividade do operador da máquina florestal. O Active Seat, desenvolvido pela Ponsse, está disponível apenas para máquinas florestais PONSSE.

O PONSSE Mammoth pode ser equipado com o PONSSE Active Cabin, um sistema de suspensão ativa da cabine, com estrutura simples. Este sistema ajuda os operadores de máquinas florestais a continuarem trabalhando, mesmo durante turnos prolongados, eliminando qualquer estresse na cabine. Além do Mammoth, a cabine Active Cabin está disponível para forwarders Buffalo, Elephant e Elephant King.

O Mammoth pode ser equipado com um quadro traseiro longo, o que permite o transporte de troncos superdimensionados em plantações na América do Sul, por exemplo. O Mammoth possui o maior espaço de carga na gama de produtos Ponsse: 6.8 ou 8.0 m2, dependendo da escolha do cliente.

O PONSSE Active Crane é um sistema de controle de carregadores para forwarders, com o qual o operador controla os movimentos da garra em vez das funções individuais, permitindo concentrar-se efetivamente no trabalho com o carregador.O Active Crane pode ser facilmente controlado usando duas alavancas, uma das quais controla a altura da garra do chão enquanto a outra controla a direção do movimento.

O novo serviço do Manual PONSSE Active oferece ajuda e orientação através de vídeos

O Manual PONSSE Active é um serviço de manual de instruções e manutenção com vídeos destinados a auxiliar o trabalho diário de operadores de máquinas florestais. O Manual PONSSE Active é um serviço visual de manual do proprietário que opera em dispositivos móveis e complementa o atual manual de instruções e manutenção, oferecendo vídeos além do manual. O Manual PONSSE Active está disponível nas lojas Apple e Android.

Para mais informações

Marko Mattila, Ponsse Plc, Diretor de Vendas, Marketing e Serviços,
tel. +358 400 596297, marko.mattila@ponsse.com

PHOTOS

A Ponsse é um dos principais fabricantes de máquinas florestais do mundo e suas operações orientadas ao cliente ainda são guiadas pelos desejos e necessidades dos produtores florestais. A linha de produtos Ponsse abrange todas as soluções de colheita florestal sustentável, incluindo harvesters, forwarders e cabeçotes de harvester, além de serviços digitais e tecnologia de treinamento.

Todos os produtos Ponsse e seus principais componentes são projetados e fabricados nas unidades da própria marca. Isso mantém a empresa na vanguarda do desenvolvimento e garante que os produtos atendam aos requisitos específicos dos profissionais florestais.

Sediada na cidade de Vieremä, na Finlândia, possui operações no Brasil e América Latina há mais de 15 anos. As máquinas florestais da Ponsse são usadas em todas as áreas importantes de colheita profissional no mundo, somando mais de 40 países.

Tags: