Dieta cetogénica de muito baixas calorias apresenta benefícios em mulheres com Obesidade e Síndrome dos Ovários Poliquísticos

Além da perda de peso

• A incidência de síndrome dos ovários poliquísticos (SOP) é de 5 a 18% nas mulheres em idade reprodutiva.
  • Em comparação com uma dieta hipocalórica convencional, melhora substancialmente os parâmetros metabólicos, bem como a ovulação e o hirsutismo.
  • Existe uma ligação estreita entre o SOP e a obesidade: quase metade das mulheres com SOP têm excesso de peso ou são obesas.
  • A dieta VLCKD consegue reduções significativas nos parâmetros de peso e massa gorda, bem como melhorias na pressão arterial e no colesterol, e nos principais parâmetros de insulina.
  • A ovulação é significativamente melhorada no grupo VLCKD.
A Síndrome dos Ovários Poliquísticos é uma doença particularmente comum nas mulheres em idade reprodutiva e caracteriza-se por uma combinação de hiperandrogenismo, irregularidades menstruais/anovulatórias e ovários aumentados e multifoliculares (o chamado "ovário poliquístico"). Os sinais clínicos comuns do hiperandrogenismo são o hirsutismo e o acne que não respondem às terapias dermatológicas habituais. Esta patologia é também frequentemente acompanhada de obesidade e de perturbações metabólicas, como a resistência à insulina e a hipercolesterolemia.

Nas mulheres com Obesidade e Síndrome dos Ovários Poliquísticos (SOP), a dieta cetogénica de muito baixas calorias (VLCKD) representa uma estratégia eficaz para a redução da gordura total e visceral, a melhoria dos parâmetros metabólicos, bem como para a rápida melhoria do hiperandrogenismo e da disfunção ovulatória. Assim conclui o estudo liderado pela Professora Alessandra Gambineri, da Universidade de Bolonha (Itália) e publicado na revista "Endocrine Connections "*, que comparou o efeito de uma dieta VLCKD, com uma dieta mediterrânica convencional de baixas calorias (LCD).

Os resultados deste estudo são particularmente relevantes dada a estreita ligação entre a síndrome dos ovários poliquísticos e a obesidade. A SOP é um distúrbio hiperandrogénico e metabólico comum, com uma incidência de 5-18% em mulheres em idade reprodutiva, que é ainda maior nas mulheres obesas. Estima-se que cerca de 50% das mulheres com SOP têm excesso de peso ou são obesas; além disso, estas doentes têm mais dificuldade em perder peso e em inverter a sintomatologia da SOP.

Principais conclusões
Com base nesta realidade, foi realizado um ensaio aberto, controlado e aleatório em trinta mulheres em idade reprodutiva com obesidade e síndrome dos ovários poliquísticos. O período de tratamento foi de 16 semanas, estabelecendo dois grupos de tratamento: 1) grupo experimental, seguindo um tratamento PronoKal, com 8 semanas de VLCKD e 8 semanas de dieta hipocalórica 2) grupo de controlo, com LCD mediterrânica durante 16 semanas.
Foi avaliado o seu resultado em diferentes parâmetros como perda peso, massa gorda total e visceral, resistência à insulina, à hiperandrogenia, ao hirsutismo, à ovulação e morfologia ovárica.

O impacto da VLCKD sobre os principais parâmetros utilizados para a avaliação da perda de peso é confirmado neste trabalho, documentando resultados significativamente melhores em comparação com a dieta utilizada no grupo de controlo. No grupo de pacientes que seguem a VLCKD, regista-se uma redução média do Índice de Massa Corporal (IMC) de -13,7% (vs. -5,1% com a dieta hipocalórica convencional), uma diminuição de -11,4% do perímetro da cintura (vs. -2,9% com a dieta convencional) e uma redução de -24,0% da massa gorda (vs. -8,1%). Além disso, os pacientes que seguiram uma dieta cetogénica de muito baixas calorias registaram uma redução significativa da pressão arterial (diminuição média de -8,77 mmHg na pressão arterial sistólica (PAS) e de -5,46 mmHg na pressão arterial diastólica (PAD)).

Além disso, é relatada a melhoria de importantes parâmetros metabólicos nas primeiras 8 semanas com a VLCKD, como a insulina em jejum, o índice de resistência à insulina (HOMA-IR), o colesterol total e o colesterol HDL.

Como explica a Dra. Maitane Núñez, Medical Advisor do PronoKal Group, “a relação entre a SOP e a obesidade é cada vez mais evidente e pode dizer-se que, embora a SOP esteja independentemente associada à resistência à insulina, a obesidade aumenta a prevalência desta resistência e agrava-a. Além disso, observa-se que a obesidade aumenta a prevalência da resistência à insulina e agrava-a. Para além disso, observa-se que o organismo pode ter mais resistência à perda de gordura. Portanto, a obtenção de resultados mais do que positivos, tanto na perda de peso como nos diferentes parâmetros de saúde e hormonais relacionados com a SOP, são excelentes notícias para as pacientes que vivem com esta patologia e aos profissionais médicos dedicados ao seu tratamento”.

Impacto hormonal e sintomatológico
No entanto, este estudo fornece evidências de especial interesse para pacientes com SOP, mostrando o impacto positivo do VLCKD em alguns parâmetros hormonais cruciais. Verifica-se um aumento dos níveis de SHBG (sex hormone binding globulin), e consequentemente uma redução dos níveis de testosterona livre, nas primeiras 8 semanas de tratamento com VLCKD.

Da mesma forma, obtém-se uma melhoria significativa da ovulação no grupo VLCKD (+46,1%), enquanto que a alteração no grupo de controlo não foi significativa (+21,4%).

Uma mais-valia da VLCKD nestas pacientes com SOP é a sua capacidade de contrariar um dos principais sinais da doença, que é o hirsutismo ou crescimento excessivo de pelos nas mulheres em zonas onde habitualmente não os têm, por serem androgénio-dependentes: lábio superior, patilhas, queixo, pescoço, aréolas mamárias, peito, na zona imediatamente acima ou abaixo do umbigo, bem como nas virilhas, coxas e costas. Este é um dos sintomas mais comuns nestes doentes e o que causa maior desconforto emocional. Neste caso, a melhoria do hirsutismo é evidente com a utilização da VLCKD; concretamente, a quantificação do crescimento dos pelos terminais em três zonas da pele do corpo sensíveis aos androgénios (queixo, peito e abdómen inferior) revela, em relação ao grupo de controlo, uma redução da densidade dos pelos do queixo e uma redução da espessura dos pelos do peito e do abdómen inferior.

Estes resultados corroboram as provas anteriores e, como afirma a Prof. Gambineri, “com esta metodologia de perda de peso baseada numa dieta cetogénica muito pobre em gorduras e calorias, não só conseguimos melhorar o IMC das pacientes, com o impacto positivo na saúde que isso implica, como também minimizamos e tratamos os problemas associados à síndrome dos ovários poliquísticos, que tanto influenciam o bem-estar físico e emocional das mulheres que dela sofrem, e que têm sido frequentemente subdiagnosticados”.

Uma dieta testada e comprovada
Após uma revisão sistemática na qual foram selecionadas 56 abordagens nutricionais, a Dieta Cetogénica Muito Pouco Calórica (VLCKD), promovida na primeira fase do Método PronoKal, obteve o nível mais elevado de evidência científica (nível 1A) sobre a sua eficácia na redução do peso e na melhoria de algumas das comorbilidades associadas, com o aval das sociedades científicas de referência na Europa no domínio da obesidade (a Associação Europeia para o Estudo da Obesidade -EASO- e a Federação Europeia das Associações de Dietistas -EFAD-), conforme publicado num estudo recente.

Tags: