No Dia Mundial do Coração proteja o seu!

Report this content

De acordo com o estudo “e COR – Prevalência de Fatores de Risco Cardiovasculares na População Portuguesa”, divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), mais de metade dos portugueses são obesos ou pré-obesos e 43% têm hipertensão arterial, e isto tem consequências graves para o coração. No dia 29 de setembro assinala-se o Dia Mundial do Coração e a PronoKal Group quer ajudar os portugueses com dicas essenciais para cuidar melhor dos seus corações.

Os autores do estudo “e COR – Prevalência de Fatores de Risco Cardiovasculares na População Portuguesa” indicam que 68% da população apresenta dois ou mais fatores de risco para doenças cardiovasculares e 22% quatro ou mais, sendo os fatores de risco mais relevantes: diabetes mellitus, colesterol elevado, hipertensão arterial, pré-obesidade/obesidade e tabagismo.

O estudo indica ainda que, «não obstante o decréscimo verificado nos últimos anos, as doenças cérebro-cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e a esperança de vida saudável aos 65 anos de idade é inferior à média europeia». De acordo com os dados divulgados, o estudo estimou prevalências de diversos determinantes de saúde, nomeadamente a dieta inadequada (71,3%), pré-obesidade/ obesidade (62,1%), hipertensão arterial (43,1%), hábitos tabágicos (25,4%) e nível baixo de atividade física (29,2%).

Para que possa ter um coração saudável, a PronoKal revela algumas dicas:

1 - Perca peso. Se tiver muita gordura acumulada, especialmente no abdómen, tem maior risco de ter pressão arterial alta, colesterol elevado e diabetes. Se tiver excesso de peso ou for obeso, e conseguir reduzir com sucesso o seu peso e mantê-lo, poderá diminuir o risco de vir a ter uma doença cardiovascular. Procure saber o seu Índice de Massa Corporal (IMC) e veja se precisa de perder peso. Para calcular o seu IMC, pode usar a ferramenta disponível em https://www.pronokal.com/pt/calcule-o-seu-peso/

2 - Seja ativo. Sabia que a prática de exercício físico aumenta a qualidade de vida? Se fizer pelo menos 30 minutos de atividade física moderada por dia, 5 dias por semana (por exemplo uma caminhada em ritmo rápido), irá sentir-se melhor e, ao mesmo tempo, diminui o risco de vir a ter uma doença cardiovascular ou diabetes. Não se esqueça de que as crianças também precisam de fazer 60 minutos de atividade física por dia. Encontre atividades que possa praticar com os seus filhos para ajudar a que se mantenham todos saudáveis.

3 - Coma melhor e controle o seu colesterol. A comida saudável é o combustível que o nosso corpo usa para construir novas células e para produzir a energia de que precisamos para viver e combater as doenças. Evite os alimentos salgados, como os enchidos e conservas, e não adicione sal no prato. Reduza o consumo de alimentos ricos em açúcar e gorduras, especialmente as saturadas, como as que existem nos bolos de pastelaria e em refeições pré-preparadas.

4 - Controle a sua pressão arterial. A pressão arterial alta é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Quando a pressão arterial está dentro dos limites recomendados, o seu coração, artérias e rins não estão sobrecarregados, o que contribui para os manter saudáveis por mais tempo. Para controlar a sua pressão arterial é importante evitar o stress e bebidas alcoólicas e, sobretudo, não deve fumar.

5 - Deixe de fumar. Os fumadores têm um maior risco cardiovascular. Se for fumador, o melhor que pode fazer pela sua saúde é deixar de fumar. Fumar danifica todo o seu sistema circulatório e aumenta o risco de ter uma doença cardiovascular, pois contribui para o endurecimento das artérias e a formação de coágulos. Fumar também pode diminuir os valores do colesterol bom (HDL) e a sua capacidade respiratória, dificultando as atividades diárias e a prática de exercício físico, que é essencial para se manter saudável. Para deixar de fumar, consulte o seu médico. Ele pode aconselhar-lhe um tratamento para o ajudar a deixar de fumar, mas você tem de se esforçar!

Tags: