Sonae junta-se à Comissão Europeia na defesa de uma Europa Pro-Juventude e Pro-Inovação

Líderes europeus do mundo empresarial, académico, político e da juventude reuniram-se em Bruxelas para desenvolver ou consolidar parcerias de apoio à empregabilidade jovem e inclusão.

Luís Filipe Reis, Chief Corporate Center Officer (CCCO) da Sonae, participou na primeira reunião de líderes do Pacto Europeu para a Juventude, em Bruxelas, que tem como objetivo promover uma Europa que apoia a empregabilidade e inclusão dos jovens no mercado de trabalho. A reunião, presidida por Marianne Thyssen, Comissária Europeia para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, e por Etienne Davignon, ministro de Estado e presidente da CSR Europe, foi uma oportunidade para partilhar e refletir sobre os progressos realizados para atingir a meta de 10 mil novas parcerias entre o mundo empresarial e o ensino na Europa e proporcionar 100 mil novos estágios de boa qualidade.

Luís Filipe Reis afirma: “O desemprego jovem e a adequação da formação às necessidades do mercado de trabalho são dos maiores desafios que a Europa enfrenta atualmente. Na Sonae, estamos empenhados em participar numa solução, pelo que fomos pioneiros na adesão ao Pacto Europeu da Juventude e no desenvolvimento de iniciativas que promovem a qualificação e capacitação dos jovens”.
A título de exemplo, a Sonae celebrou um protocolo de cooperação com o Ministério da Educação e Ciência para o desenvolvimento de cursos vocacionais no ensino secundário. Esta parceria integra a política de recursos humanos e cooperação com outras intuições académicas e de ensino da Sonae e pretende capacitar os jovens através do desenvolvimento de formação nas empresas, permitindo uma melhor preparação para o mercado de trabalho. A parceria estabelecida permite à Sonae colocar ao serviço da Comunidade os seus conhecimentos e competências, bem como recursos humanos, técnicos e financeiros. A iniciativa está a permitir desenvolver técnicos especializados que poderão vir a integrar a Sonae, dando um contributo para o desenvolvimento das suas operações.

Propostas para a Cimeira Europeia Empresas-Educação a realizar em 2017
A Sonae, tal como os restantes participantes do Pacto Europeu para a Juventude, acredita numa Europa de soluções, numa Europa que oferece aos seus jovens a direção, motivação, competências e oportunidades para terem sucesso no seu trabalho e na sociedade.
Os líderes participantes na reunião discutiram opções para melhorar a atratividade e a qualidade na Educação Vocacional e Formação (EVF) e nos sistemas de aprendizagem, bem como para melhorar a mobilidade dos jovens aprendizes e dos seus professores e formadores.
A ambição passa por fazer do Ensino Vocacional e da Formação uma opção atraente, de qualidade e equivalente para os jovens europeus, e aumentar a empregabilidade e inclusão social dos jovens, ao investir no desenvolvimento profissional contínuo dos professores e formadores.
No âmbito do Pacto para a Juventude, serão apresentadas três propostas de atuação na primeira Cimeira Europeia Empresas-Educação, que terá lugar no dia 23 de novembro de 2017.

Sobre o Pacto Europeu para a Juventude
Para serem competitivas no mercado global, as empresas na Europa precisam mais do que nunca de pessoas jovens com as competências adequadas. Ao mesmo tempo, a Europa tem um potencial de capital humano ainda inexplorado. Para alcançar um crescimento sustentável mais elevado e maior inovação, aproveitando ao máximo as habilidades e talentos disponíveis na Europa, as empresas e o sector da educação precisam de se abrir para o mundo e um para o outro.

Sobre CSR Europe
CSR Europe é a rede empresarial europeia líder em Responsabilidade Social Corporativa. Através de sua rede de cerca de 50 membros corporativos e 45 organizações nacionais de RSE, que reúne mais de 10.000 empresas, e atua como uma plataforma para as empresas que procuram aumentar o crescimento sustentável e contribuir positivamente para a sociedade. Na sua missão de trazer a agenda da RSE para a frente, CSR Europe vai além das fronteiras europeias e coopera com as organizações de RSE em outras regiões em todo o mundo.

(Comunicado integral e fotografia de Luís Reis, Chief Corporate Center Officer (CCCO) da Sonae, em anexo)