Consumers Trust escolhida pela AICEP para participar na Viva Tech em Paris

A Consumers Trust – startup tecnológica que integra as plataformas Portal da Queixa (Portugal), Libro de Quejas (Espanha), Réclame ICI (França) e Complaints Book (África do Sul) ­-, foi uma das oito startups escolhidas pela AICEP para participar na sexta edição da Viva Tech 2022, que decorre entre 15 e 18 de junho, em Paris. A presença numa das maiores feiras de tecnologia da Europa vai ser representada através da Réclame ICI, para reforçar o posicionamento no mercado francês e também anunciar a jornada de expansão pela Europa.

Oito startups portuguesas viajam até Paris, entre os dias 15 e 18 de junho, para participar numa competição organizada pela AICEP – Portugal Global, que acontece na Viva Tech, uma das maiores feiras de tecnologia da Europa. A portuguesa Consumers Trust SA foi uma das escolhidas entre 35 empresas candidatas.

No dia 16 de junho, sobe ao palco do evento Portugal Pitch Competition Pedro Barros Lourenço, CEO e Founder da Consumers Trust, para apresentar a startup portuguesa e a plataforma tecnológica que representa no mercado francês: a Réclame ICI. Acompanham Pedro Barros Lourenço nesta missão, Sónia Lage Lourenço, CEO e co-Founder do Portal da Queixa e Nicolas Lemonnier, CEO e Founder da Réclame ICI.

Para Pedro Barros Lourenço, “a presença da Consumers Trust no maior evento que reúne startups em França - a Viva Tech -, é sem dúvida uma oportunidade muito importante para dar a conhecer o crescimento da nossa plataforma francesa – Réclame ICI, que resulta da nossa expansão pela Europa. Para tal, foi essencial o apoio da AICEP e da Startup Portugal, na criação de iniciativas como a Business Abroad, que têm potenciado a expansão do empreendedorismo português pelo mundo. Não existindo pela Europa, qualquer projeto similar ou com as características do Portal da Queixa, é com certeza um privilégio para nós portugueses, podermos expandir um conceito tão inovador e essencial para a nova relação digital entre marcas e consumidores. Enquanto Embaixador dos direitos dos consumidores pela Comissão Europeia, tive o privilégio de poder evangelizar uma cultura de literacia digital junto dos consumidores portugueses, tendo agora a oportunidade de o fazer junto de grande parte dos consumidores europeus, através do crescimento da rede de marketplaces de reputação da Consumers Trust, pelo continente europeu.”

Eduardo Henriques, diretor da AICEP em Paris, também destaca: "É um evento importante porque até há muitos eventos na Europa, mas com esta dimensão não há muitos. Há a Websummit e a Viva Tech, porque estamos a falar de um evento que acolhe mais de 100 mil visitantes. Nesse sentido, é dos maiores, é um evento que tem crescido e que se tem internacionalizado, já não é um evento francês."

Atualmente, a Consumers Trust marca presença em Portugal, França, Espanha e África do Sul. A estratégia de internacionalização, para os próximos anos, prevê a entrada na Alemanha e no Reino Unido. Para este efeito, o modelo de expansão assenta na procura de investidores para acelerar o processo de entrada nos novos mercados, com maior dimensão, mantendo sempre o reforço da operação através de Portugal.

A Consumers Trust - através da oferta de um serviço de software (SaaS) - ajuda milhares de marcas, todos os dias, em vários países, a gerir a sua reputação online. O software desenvolvido dá a possibilidade às marcas de interagir com os consumidores, consultar as suas experiências de consumo e resolver os seus problemas. O objetivo da rede global e da operação Consumers Trust é construir um ecossistema de confiança entre consumidores e marcas em todo o mundo.

Em todo o mundo, a Consumers Trust conta com mais de um milhão de utilizadores registados; tem publicadas nas suas plataformas perto de um milhão de reclamações; conta com mais de 20 mil marcas presentes e alcança mais de 200 milhões de páginas visitadas.

Consultar página da Consumers Trust na Viva Tech AQUI.

Sobre a Consumers Trust:

A Consumers Trust nasce do crescimento exponencial da plataforma online Portal da Queixa (fundada em 2009) e da sua consolidação como uma referência nacional em matéria de consumo e um marketplace de reputação de marcas. O sucesso deste projeto pioneiro e inovador em Portugal, permitiu replicar e internacionalizar o conceito para outros mercados como Espanha (Libro de Quejas), França (Recláme ICI) e África do Sul (Complaints Book). A Consumers Trust SA foi fundada para conduzir toda a operação nacional e internacional, assumindo-se como a marca e rede global que gere, facilita e simplifica o processo de comunicação entre consumidores e marcas em todo o mundo. In Trust We Believe é a sua assinatura.