Governo recebeu mais 42% de reclamações do que o Executivo anterior

Em seis meses, o Governo registou um crescimento de 42.4% no número de reclamações recebidas dos portugueses, em comparação com os últimos seis meses do Executivo anterior. As queixas estão relacionadas com problemas nos serviços públicos, sendo que, 54.9% das entidades estatais têm uma reputação avaliada pelos cidadãos de “Insatisfatória”, aferiu uma análise do Portal da Queixa.

Numa altura em que se assinalam seis meses da tomada de posse Governo, e com o objetivo de avaliar a satisfação dos portugueses face à performance dos serviços prestados pelo Estado, o Portal da Queixa analisou as reclamações dos consumidores dirigidas ao setor público e aos serviços estatais, durante este meio ano de mandato de Luís Montenegro.

De abril até setembro de 2024, o Governo recebeu 7479 reclamações apresentadas pelos portugueses, uma subida de 42.4% em comparação com os últimos seis meses governados pelo Executivo anterior (de outubro de 2023 até março de 2024), que recebeu 5251 queixas relacionadas com a categoria Serviços e Administração Pública.

As subcategorias analisadas para o estudo foram: Administração Pública; Câmaras Municipais; Empresas de Gestão Municipal; Institutos Públicos; Polícia, Emergência e Bombeiros; Serviços Sociais e Providência e ainda entidades reguladoras.

De acordo com dados apurados, a absorver o maior volume de reclamações no Governo de Luís Montenegro estão os Institutos Públicos com uma fatia de 57.8%. Seguem-se a Administração Pública (20.4%) e as Câmaras Municipais (13.9%). Já os Serviços Sociais e Providência foram alvo de 5.6% das queixas; a Polícia, Emergência e Bombeiros (1.4%) e as entidades reguladoras (0.4%).

Reputação dos Serviços e Administração Pública

Segundo revelam os dados sobre o Índice de Satisfação (IS) dos vários serviços – avaliado com base na performance de cada entidade pública no que se refere à resposta e resolução do problema reportado – o nível de reputação que predomina (54.9%) entre os organismos estatais é “Insatisfatório”. Segue-se o IS “Fraco”, atribuído a 25.2% e o “Razoável” que abrange 8.9%. O IS “Óptimo” acolhe 2% das entidades e já o “Excelente” alcança 2.4% dos serviços ou institutos públicos.

Já a média do Índice de Satisfação das entidades, de cada subcategoria, esta está abaixo dos 40 pontos (em 100).

Entre os vários organismos públicos analisados, destacam-se como as entidades que mais resolvem os problemas que lhe são reportados e apresentam altos níveis de IS: a Autoridade Tributária, o IEFP e ainda o IMT.

Sobre os resultados aferidos, Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa considera que: “Seis meses depois da mudança de governo, a sensação de frustração e impotência entre os cidadãos continua a aumentar. As promessas de mudança feitas em campanha eleitoral esbarram na rigidez do sistema, resultando numa escalada de 42% nas reclamações aos serviços públicos. A realidade é que o Governo teve tempo para estudar os problemas, mas parece que o compromisso com as soluções se perdeu. Os sucessivos governos refugiam-se no labirinto do sistema para evitar responder diretamente aos cidadãos, relegando a proximidade para o período eleitoral, enquanto a insatisfação cresce silenciosamente nos bastidores.”

Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa, sublinha a existência do projeto de Responsabilidade Social da plataforma dirigido a todos os organismos públicos, que incide numa cooperação gratuita.

O serviço público em Portugal deve ser encarado como um serviço de excelência ao cidadão e a expectativa deste não deve ser muito diferente da que tem relativamente ao serviço privado. A falta de resposta às reclamações gera, inevitavelmente, uma reputação negativa da entidade ou marca. No caso dos organismos públicos, o Portal da Queixa oferece - ao abrigo do nosso projeto de Responsabilidade Social -, todas as suas funcionalidades de forma gratuita para as entidades públicas, a fim de promover a confiança nos serviços públicos.”, realça.

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como uma referência nacional em matéria de consumo e o maior marketplace de reputação que permite pesquisar, reclamar e comparar qualquer marca gratuitamenteO crescimento exponencial e a consolidação da plataforma em Portugal, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas), África do Sul (Complaints Book) e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust.