Portal da Queixa apoia a Palhaços d’Opital

O Portal da Queixa – no âmbito do seu projeto de Responsabilidade Social – vai apoiar a missão da organização Palhaços d’Opital que, através da equipa de Doutores Palhaços, leva diariamente sorrisos e afetos aos utentes seniores hospitalizados. O objetivo da parceria é dar visibilidade a esta causa, fazendo-a chegar a cada vez mais pessoas, permitindo espalhar pelos hospitais ainda mais alegria, humor e afetos. O Portal da Queixa espera contribuir também para a maior humanização hospitalar, valorização e dignificação da pessoa idosa.

O Portal da Queixa decidiu abraçar a causa da Palhaços d'Opital (PdO) - associação cultural sem fins lucrativos -, cuja missão é levar sorrisos e bem-estar a quem mais precisa, em contexto hospitalar. Atualmente, o trabalho dos Doutores Palhaços tem como foco os utentes mais idosos, durante o período de internamento, em vários hospitais parceiros: Unidade Local de Matosinhos, IPO de Coimbra, Centro Hospitalar Baixo-Vouga (Aveiro e Águeda), Hospital Distrital da Figueira da Foz e no Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Com mais de um milhão de utilizadores registados – e pelo alcance que tem junto dos utilizadores digitais —, o Portal da Queixa considera ter o dever cívico de contribuir para a divulgação de projetos e causas sociais, colaborando com as organizações no reforço e propósito das suas missões. Neste sentido, a maior rede social de consumidores de Portugal, espera contribuir para a divulgação da missão da Palhaços d’Opital, aumentando o seu impacto social junto da sua comunidade digital, sensibilizando mais pessoas a abraçar esta causa e permitindo, assim, levar mais alegria, humor e afetos aos idosos hospitalizados.

Isabel Rosado, presidente da Palhaços d’Hopital, salienta a importância desta parceria por ir ao encontro de um dos propósitos da associação: levar mais sorrisos aos hospitais, e chegar a mais pessoas: “Esta parceria significa chegar a mais pessoas, que mais pessoas conheçam o projeto, que mais pessoas tenham noção que a arte, o amor e os afetos impactam todas as idades e são importantes em todas as faixas etárias. A Palhaços d´Opital foi um projeto pioneiro na Europa e destacou-se também durante a pandemia, uma vez que foi a primeira a virar-se para o digital.  Temos muitos conteúdos online que são usados nos lares e hospitais. Esta parceria com o Portal da Queixa vem aqui dar mais exposição e dar mais palco à nossa atuação e é sempre uma mais-valia para chegarmos a mais pessoas.”

Garantir uma sociedade mais justa e equilibrada é um dos princípios inscritos na matriz do Portal da Queixa. “Enquanto empreendedores, está na nossa génese encontrar as soluções mais inovadoras para os problemas do nosso quotidiano. No entanto, a nossa maior causa, é poder contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Por isso, ter o privilégio de poder apoiar esta causa, com um propósito tão nobre e altruísta, no auxílio emocional a todos aqueles que se encontram numa fase da vida tão frágil, representa, para nós, um enorme motivo de orgulho.”, sublinha Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa.

De referir que, o Portal da Queixa tem em curso outras ações inseridas no seu projeto de Responsabilidade Social Empresarial, nomeadamente a oferta de um serviço que permite que todas as entidades públicas possam ter acesso gratuito às funcionalidades Premium da plataforma.

Sobre a Palhaços D’Opital:

A Palhaços d’Opital tem como missão “Valorizar e Dignificar a pessoa mais velha e contribuir para uma maior Humanização do ambiente hospitalar”. A espalhar sorrisos entre os utentes seniores há 9 anos, o projeto já chegou a 619 000 pessoas e conta com sete hospitais associados. O programa consiste em visitas regulares a hospitais pela equipa de Doutores Palhaços - artistas profissionais com formação específica na área -, que recorrem a técnicas como o clown, o teatro, o humor, a música e a poesia para promover o bem-estar dos utentes seniores durante o período de internamento. Para além da atividade diária desenvolvida em contexto hospitalar, desenvolve ainda projetos complementares à sua atividade, que visam a valorização dos idosos e do seu bem-estar físico e emocional. Para 2022, a associação prevê realizar 220 visitas hospitalares, que perfazem mais de 132 mil sorrisos e afetos distribuídos entre os mais idosos.

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

O Portal da Queixa é um projeto inovador e pioneiro na Europa, que nasce da criação da startup tecnológica – a Consumers Trust. Lançado em junho de 2009, cresceu de uma forma sustentada em conjunto com os consumidores e as marcas, que elegeram o Portal da Queixa, como o canal de reclamações por excelência, possibilitando o diálogo, feedback e a partilha de experiências, com vista ao entendimento e à resolução das reclamações.

O Portal da Queixa assume-se como o maior Marketplace de Reputação digital português, facilitando a comunicação consumidor-marca. Não intervém na relação dos consumidores com as marcas e, por isso, não efetua a mediação entre as partes. É hoje uma referência nacional em matéria de consumo, conta com mais de um milhão de utilizadores registados e mais de dez mil marcas e entidades públicas aderentes.