Transportes públicos: reclamações dos passageiros aumentam

O Portal da Queixa registou um crescimento no número de reclamações dirigidas ao setor dos transportes públicos. Do segundo para o terceiro trimestre do ano, verificou-se um aumento de 19.7% das denúncias contra o setor. Entre as entidades mais visadas são a UNIR, a Carris Metropolitana, a CARRIS, a CP e os STCP. Já nos STCP, a subida foi de 29.4%, face ao ano anterior.  O atraso ou falta de transporte e a conduta do motorista são os motivo mais apontados pelos passageiros.

As reclamações relacionadas com o setor dos transportes públicos, sobretudo nos grandes centros urbanos, não são novas, mas têm vindo a agravar-se nos últimos tempos. Queixas sobre atrasos, comportamento impróprio dos condutores e más condições dos transportes, são alguns dos motivos que fizeram aumentar, até setembro, os índices de insatisfação dos passageiros, revela uma análise do Portal da Queixa.

Do segundo para o terceiro trimestre, observou-se na platafoma um aumento de 19.7% no número de reclamações registadas sobre transportes públicos. A categoria mais reclamada do setor, a absorver 72.4% das ocorrências registadas é: Transportes Coletivos de Passageiros. Segue-se a categoria Comboio e Metropolitano, a acolher 26.4% das queixas. Já a recolher uma fatia 1.2%, a categoria Transporte Marítimo.

Principais motivos de reclamação

Entre os principais motivos de reclamação dirigidos ao setor, o atraso ou falta do transporte público é o tema mais denunciado pelos passageiros (47.8%). Segue-se a conduta do motorista ou funcionário (14.4%). É o segundo motivo mais invocado, onde os passageiros denunciam comportamentos agressivos, condução perigosa e falta de cordialidade.

A motivar 13.1% das ocorrências estão casos referentes à alteração de carreira. Já a aplicação indevida de multa está na origem de 3.5% das reclamações registadas este ano. A gerar 3.4% das queixas estão problemas com o carregamento do passe.

Entidades mais reclamadas

UNIR - rede de transportes da Área Metropolitana do Porto (19.5%) -, a Carris Metropolitana (19%) e a CARRIS(17.4%), a CP – Comboios de Portugal (15.4%) e os STCP (5.5% )são as cinco entidades que lideram o ranking das mais marcas visadas, somando 76.8% das queixas registadas, entre janeiro e setembro, sobre transportes públicos.

Seguem-se no ranking, a Metro do Porto (4.3%); a Metro Lisboa (3.6%); a Fertagus (2.4%); a SMTUC (2.1%) e a TST – Transportes Sul do Tejo (1,8%).

STCP: reclamações dos passageiros crescem 29.4% este ano

Entre janeiro e setembro deste ano, o número de reclamações dirigidas aos STCP cresceu 29.4%, em comparação com o período homólogo de 2023.

Os principais motivos de queixa reportados pelos passageiros são: atrasos/falta de transporte (64.3%); conduta imprópria do motorista/funcionário (24.3%); alteração de carreiras (4.3%), multas indevidas (2.9%) e as condições dos veículos (2.9%), que se refere a veículos sujos, não funcionamento de ar condicionado, mau cheiro, entre outras queixas.

Sobre o Índice de Satisfação (IS) atual da empresa, os dados do Portal da Queixa indicam que, dentro da subcategoria Transportes Coletivos de Passageiros, a STCP possui o quarto melhor IS, avaliado em 70.8 (em 100).

De referir que, esta segunda-feira, dia 7 de outubro, fica marcada pela greve dos trabalhadores da STCP. Por esse motivo, espera-se um dia repleto de constrangimentos, em tudo o que envolve serviços de autocarros no Porto e nos seus arredores. Na base desta greve, está a exigência dos funcionários da STCP em obter melhores condições salariais.