Primeira mulher a ocupar a gerência de serviços da Getinge Colômbia, Laura Cardona aposta na diversidade para melhorar o desempenho do setor e superar metas e desafios

A engenheira biomédica Laura Cardona ocupa uma posição pioneira na Getinge Colômbia: é a primeira mulher a assumir a gerência de serviços da empresa naquele país.

Desde o início de março, a engenheira biomédica Laura Cardona ocupa uma posição pioneira na Getinge Colômbia: é a primeira mulher a assumir a gerência de serviços da empresa naquele país.  Laura liderará uma equipe exclusivamente masculina, se não fosse por uma mudança que ocorreu na estreia da sua chegada ao setor. Outros dois cargos que vagaram em fevereiro também foram ocupados por mulheres, dando um perfil mais equilibrado à área.

Nesta nova fase, Marcela Parada atuará como coordenadora de engenharia e Paola Barreto como assistente de serviço, apoiando o trabalho de Laura e de toda a equipe. Já está aprovada a contratação de mais um engenheiro para manutenção de equipamentos, que possivelmente também será mulher.

“As mulheres costumam ser muito ágeis e organizadas. Acredito que vamos contribuir para melhorar a ordem, a eficiência e organização dos processos e atividades do departamento. Acho que o relacionamento com os clientes também pode se beneficiar. E a somatória das capacidades de todos na equipe nos ajudará a chegar aonde queremos”, afirma.

A seu ver, a promoção da diversidade é um dos principais valores da Getinge, que dá a mesma oportunidade de crescimento a todos os funcionários, segundo Laura, desde que estejam capacitados a desempenhar a função a que aspiram.

“Isso fica claro nas reuniões que realizamos e nos treinamentos que nos são oferecidos. Essa postura da empresa incentiva muito as pessoas, porque dá estabilidade e uma perspectiva muito positiva de futuro. Acredito que as mulheres podem alcançar todos os seus objetivos, independentemente de gênero ou do tipo de função que desempenham, sempre que tiverem a paixão, a segurança e a capacitação”, ressalta.

No caso de Laura, a nova posição de gerente de serviço é resultado de uma trajetória profissional de 12 anos como Engenheira Biomédica, que incluiu uma especialização em gerência hospitalar – administrou a parte de equipamentos e infraestrutura de 23 hospitais de Bogotá – e dois mestrados, sendo um em Nanotecnologia e outro em Biotecnologia, ambos realizados em Madrid, na Espanha.

De volta à Colômbia, trabalhou no Hemocentro Distrital, o 1º centro de biotecnologia do país. Mais tarde, voltou-se para a área de radioterapia, onde teve contato com os engenheiros do setor de serviços voltado ao tratamento oncológico. Chegou à Getinge em 2020, como representante de vendas em Bogotá.

“O que me atraiu na Getinge e me motivou a trocar a atividade hospitalar pela vida corporativa foi a parte de inovação dos equipamentos, a tecnologia utilizada para levar novas soluções aos pacientes.”, explica.

Além do conhecimento da área médica e experiência em liderar equipes, Laura atribui sua escolha para ocupar a gerência de serviços ao desempenho que obteve na área comercial e a uma visão muito focada no atendimento às necessidades do cliente.

“Nunca me restringi apenas à área de vendas. Participava da entrega e instalação dos equipamentos e acompanhava os engenheiros nas visitas. Quando cheguei na Getinge, fiz os cursos disponíveis na plataforma de e-learning e pedi ajuda aos engenheiros para aprender mais sobre a tecnologia desenvolvida pela empresa”, assinala.

A equipe liderada por Laura é formada por nove engenheiros e tecnólogos eletrônicos e engenheiros biomédicos, com idades entre 25 e 42 anos, sediados em Bogotá, Medellín e Cali, as três cidades principais da Colômbia.

“O foco desta primeira fase será recuperar clientes e gerar novos contratos, porque temos uma grande base instalada no país. Queremos mostrar ao mercado que oferecemos um serviço adequado e acreditamos que se o cliente se sentir bem atendido nessa área, continuará confiando e adquirindo os nossos equipamentos. Além disso, pretendo capacitar os engenheiros da equipe em todas as linhas de produtos, porque hoje muitos estão preparados para atender apenas uma ou outra linha.

Ao longo de 2022, Laura prevê muito trabalho para manutenção dos respiradores que foram amplamente utilizados na pandemia de Covid-19 e agora estão com o período de garantia vencido. Na Colômbia, eles foram adquiridos pelo governo e distribuídos aos hospitais de todo o país. Para atender esta demanda vindoura, diz Laura, o setor de serviço da Getinge terá que elaborar um plano de ação eficiente para evitar que sejam abandonados por falta de peças de reposição.

“Vamos trabalhar para que a quantidade de equipamentos em cada linha coincida com os contratos de serviço e o estoque e produção da fábrica. Assim, será possível manter o correto funcionamento dos equipamentos nos hospitais e dar segurança aos pacientes de que todos os procedimentos são realizados conforme os parâmetros do fabricante”, afirma.