A relevância dos colaboradores no touchpoint das marcas

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnSrategy, refere: “numa era digital, as PESSOAS / COLABORADORES são um ativo cada vez mais relevante para a construção do posicionamento, da reputação e dos resultados das marcas com que trabalham. Num mundo caracterizado pelo stress do dia a dia, pela rapidez com que tudo acontece, pela permanente mudança de hábitos e atitudes, pela competitividade dos recursos financeiros, físicos, intelectuais e humanos, pela instabilidade e incerteza, e pela constante exigência com o sucesso, a relação impessoal tomou conta da rotina diária e as PESSOAS / COLABORADORES são cada vez mais valorizados como embaixadores das marcas, na relação com o stakeholder cliente / consumidor”.

Mais de 200 touchpoints em 28 indústrias / sectores de atividade da economia Portuguesa são identificados e avaliados qualitativa e quantitativamente, junto de um painel de mais de 40.000 cidadãos representativos da sociedade, em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação, e agrupados em grandes conceitos como Media, Marketing Direto, Patrocínios, Ponto de Venda, entre outros.

Pedro Tavares refere ainda: “apesar de haver várias combinações de touchpoints, sub-touchpoints e resultados diferentes entre as diferentes indústrias / sectores de atividade da economia Portuguesa, em termos médios para as 28 indústrias / sectores consolidados, apenas 3 grandes conceitos têm uma avaliação de excelência de eficácia e eficiência”.

Sobre o Touchpoints Pulse

O Touchpoints Pulse é um estudo anual da ON STRATEGY que identifica e avalia a eficácia e a eficiência de mais de 200 touchpoints em 28 indústrias / sectores de atividade da economia Portuguesa, junto de um painel de mais de 40.000 cidadãos representativos da sociedade, em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Desde 2010, o Touchpoints Pulse é desenvolvido anualmente, através de um trabalho de campo desenvolvido entre os meses de Outubro e Fevereiro.

O Touchpoints Pulse tem por base a identificação espontânea dos pontos de contacto que as marcas têm com os clientes e consumidores em cada indústria / sector de atividade da economia Portuguesa. Todos os pontos de contacto identificados são posteriormente avaliados qualitativa e quantitativamente, no que respeita a três dimensões:

• Construção de posicionamento das marcas (social, individual, racional, emocional).
  • Construção de reputação das marcas (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira,).
  • Impacto no comportamento perante as marcas (confiança, compra, preferência, recomendação).