Devo tomar suplementos durante o processo de perda de peso? Se sim, quais?

Report this content

Como ainda existem algumas dúvidas sobre a toma de suplementos no tratamento de perda de peso, a PronoKal esclarece quem está a dar início a este processo. A suplementação é definida como o contributo de substâncias nutricionais complementares para a dieta, de modo a contribuir para a manutenção de uma ingestão adequada de certos nutrientes e corrigir os défices nutricionais que podem ocorrer em determinadas ocasiões.

Maioritariamente obtidos a partir da ingestão de alimentos, os micronutrientes são substâncias como vitaminas e minerais exigidos pelo nosso corpo para realizar inúmeros processos celulares. Assim, podemos afirmar que os suplementos à base destas substâncias desempenham um papel fundamental num processo de perda de peso.

Num tratamento para a perda de peso a quantidade ingerida de determinados alimentos pode ser restrita, de forma a conseguir alcançar um défice calórico, ou seja, levar o corpo a gastar mais energia do que a que ingere e assim conseguir a perda de peso. Ao suprimir esses alimentos, as vitaminas e minerais que contêm também ficam comprometidos. Por essa razão, é necessário procurar outra forma de fornecer os micronutrientes que eram adquiridos pelos alimentos e passando a fazê-lo através de suplementação.

Alguns suplementos que poderiam ser indicados, lembrando que cada metabolismo é único e, portanto, o processo ideal para perda de peso também o é:

1. Multivitamínicos: geralmente cobrem as necessidades de 24 nutrientes, incluindo potássio, minerais como magnésio e cálcio e numerosas vitaminas. Basicamente, garantem que recebe a quantidade diária recomendada de micronutrientes para o seu corpo funcionar corretamente, sem quaisquer défices durante o tratamento.
  2. Sódio: Como resultado da entrada na cetose, a nível renal há uma maior excreção de sódio, pelo que é necessário compensar.
  3. Ómega-3: Ajuda a resolver a lipoinflamação, que é um estado inflamatório das células de gordura, o que faz com que o peso volte se não for tratado e resolvido.
  4. Simbióticos: Para a saúde da flora bacteriana intestinal. Contêm prebióticos e probióticos. Os probióticos são bactérias com propriedades benéficas que habitam a nossa flora intestinal e os prebióticos são o alimento destas bactérias.
  5. Drenantes: Um drenante pode conter, entre outros, extrato de chá verde, guaraná e dente-de-leão que favorecem a continuação da queima de gordura fora do estado da cetose.
  6. Vitamina D: Tem um importante papel anti-inflamatório e no bom funcionamento do sistema imunitário.

Por isso, tomar a suplementação garante a segurança do tratamento sem efeitos adversos, tais como queda de cabelo, pele seca, sensação de cansaço, dor de cabeça, náusea, entre outros.

É importante lembrar que para realizar este tipo de programas restritivos, é fundamental o acompanhamento médico e nutricional, como no caso dos métodos da PronoKal.

Mais informações: https://bit.ly/3Kopjqg

Tags: