Banca: Reclamações disparam 20% no primeiro trimestre

No primeiro trimestre do ano, o Portal da Queixa recebeu mais de 1800 reclamações relacionadas com o setor da banca, um crescimento de quase 20%, em relação a 2023. Débito desconhecido, burla e cobrança indevida de taxas são os principais motivos de reclamação dos consumidores. CGD, cartão Universo e MB WAY estão entre os mais visados. Porém, é o Banco de Portugal que regista a maior subida no número de ocorrências, 80% face ao ano anterior, com as denúncias por burla a motivarem 47.4% das queixas.

Os consumidores portugueses registaram no Portal da Queixa 1.805 reclamações dirigidas à Banca durante o primeiro trimestre do ano, um aumento de quase 20%, em comparação com o período homólogo de 2023, onde se observaram 1.519 queixas.

Entre os principais motivos de reclamação destaca-se o débito desconhecido a recolher 32.6% das ocorrências. Os consumidores referem-se a valores que foram debitados de forma indevida, sem o conhecimento do utilizador. O segundo motivo mais reportado é a burla (13.4%), onde os consumidores denunciam ter sido vítimas de burlas com cartão de crédito ou através das contas.

Na origem de 10.9% das queixas está a cobrança indevida de taxas ou tarifas. Já a motivar 5% das reclamações estão problemas com o reembolso, ou seja, a devolução de valores debitados.

Com um peso de 4.5% no volume total do primeiro trimestre, está o motivo: cancelamento de cartão ou serviço, onde os consumidores apontam a dificuldade para efetuar o cancelamento de cartão ou serviços vinculados à conta, como seguros, e empréstimos.

Segundo os dados analisados, aferiu-se que na categoria Bancos, a Caixa Geral de Depósitos foi a entidade bancária que somou mais reclamações no primeiro trimestre: 27.8%. Seguem-se o Banco de Portugal e o ActivoBank, com 10.9% e 10.6%, respectivamente.

Já na categoria Cartões de Crédito, o pódio pertence ao cartão Universo a absorver 78.3% das participações. O cartão WiZink foi alvo de 21.5% das queixas e o cartão do El Corte Inglés recolheu 0.2%.

Quanto à categoria Fintechs, Soluções de Pagamento Eletrónico + Bancos Digitais e Apps Financeiras, a análise revela que no Top 3 figuram como as entidades mais reclamadas: MB WAY (30.8%), Hipay (22.3%) e Moey (11.5%).

Caixa Geral de Depósitos

21.5%

Cartão El Corte Inglés

0.2%

Fintechs | Soluções de Pagamento Electrónico + Bancos Digitais e APPs Financeiras

MBWAY

1.6%

SeQura (Powered by SVEA)

1.6%

De acordo com a análise do Portal da Queixa, a entidade que mais viu crescer o número de reclamações foi o Banco de Portugal, ao assistir a um aumento do número de queixas na ordem dos 80%. Apurou-se ainda que, a denúncia de burla foi o motivo mais invocado este ano, a gerar 47.4% das queixas relacionadas com o regulador.

Entidades com melhor Índice de Satisfação e Reputação

Perante os problemas que lhes são reportados, os indicadores no Portal da Queixa apontam as dez entidades com os melhores níveis de performance e com uma reputação avaliada entre Excelente, Ótimo e Bom.

Com um Índice de Satisfação (IS) avaliado pelos consumidores em 94.6. (em 100), lidera o ranking a entidade IFTHENPAY. Também com uma reputação “Excelente” e com um IS de 90.4 pontos, sobressai a entidade MB WAY. Em terceiro lugar, o cartão de crédito Universo, um produto Sonae, que se destaca com um IS pontuado em 85.2, revelando cuidado e foco no cliente.

No ranking das entidades com melhores IS figuram três bancos: Santander, Montepio e BNI Europa.

IS

OpenBank

77.9

Bom

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como uma referência nacional em matéria de consumo e o maior marketplace de reputação que permite pesquisar, reclamar e comparar qualquer marca gratuitamenteO crescimento exponencial e a consolidação da plataforma em Portugal, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas), África do Sul (Complaints Book) e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust.