Encomendas: Atrasos motivam mais de 90% das reclamações

Em 2023, os consumidores registaram mais de 16.500 reclamações no Portal da Queixa relacionadas com a entrega de encomendas. O principal motivo? Os atrasos. Desde dezembro até ao dia 7 de janeiro, já foram contabilizadas mais de 3.000 ocorrências na plataforma. Segundo indica a análise, a categoria ‘Correios, Transportes e Logística’ foi a mais reclamada em 2023.

Uma análise do Portal da Queixa identificou um novo aumento do número anual de reclamações publicadas na plataforma relacionadas com a entrega de encomendas, a esmagadora maioria dirigida à categoria Correio, Transporte e Logística. Foram geradas 16.530 queixas pelos consumidores no ano 2023, um crescimento de 5.15% comparativamente com o período homólogo de 2022, onde foram publicadas 15.727 reclamações.

Entre os principais motivos de reclamação apresentados, destaca-se o atraso nas entregas, ou seja, o incumprimento do prazo de entrega da encomenda, a gerar 95.7% do total de ocorrências reportadas no ano passado, uma subida de 13.2%, em relação a 2022.

Já o motivo entrega incompleta ou errada esteve na origem de 4.3% das queixas, sendo que o tema registou uma diminuição de 9.1%, face ao ano 2022.

Os dados analisados indicam que, entre dezembro passado e a primeira semana deste ano (até 7 de janeiro), foram contabilizadas 3.220 reclamações no Portal da Queixa relacionadas com problemas nas entregas de encomendas, um aumento de 12% em comparação com o mesmo período homólogo, resultado que revela a crescente insatisfação dos consumidores pelos constrangimentos causados. Desde o início de 2024, em apenas sete dias, a categoria já soma 425 queixas.

Assim, segundo revela a análise, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 (até dia 7), os problemas relacionados com as encomendas, colocam no pódio das categorias mais reclamadas:

Dez. 2023 – Jan. 2024

Variação

Correio, Transporte e Logística

+18.5%

Compras, Moda e Joalharia

+41.7%

Informática, Tecnologia e Som

-6.8%

Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos

-30.8%

Beleza, Estética e Bem-Estar

+68.5%

Em comparação com o período homólogo – dezembro de 2022 até 7 de janeiro de 2023 -, a categoria Beleza, Estética e Bem-Estar foi a que registou o maior incremento de reclamações (68.5%). Por outro lado, na categoria Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos verificou-se uma redução mais acentuada do número de queixas relacionadas com a entrega das encomendas (30.8%).

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como uma referência nacional em matéria de consumo e o maior marketplace de reputação que permite pesquisar, reclamar e comparar qualquer marca gratuitamente. O crescimento exponencial e a consolidação da plataforma em Portugal, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas), África do Sul (Complaints Book) e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust.