Entregas ao domicílio: reclamações disparam 61%

O Portal da Queixa, referência nacional em matéria de consumo, detetou um aumento de 61% do número de reclamações relacionadas com as entregas ao domicílio na área da Gastronomia, Alimentação e Bebidas. As falhas nas entregas (como atrasos, pedidos trocados ou entregas nunca efetuadas), são o principal motivo das queixas registadas na maior rede social de consumidores de Portugal. Desde o início do ano, já foram contabilizadas 311 reclamações.

A facilidade com que, hoje em dia, os consumidores aderem e compram através destas aplicações de entregas ao domicílio, contrasta com a dificuldade de uma resposta eficaz dos vários serviços disponíveis, concretamente, na área da restauração.

Uma análise elaborada pela equipa do Portal da Queixa permitiu verificar que, entre 1 agosto de 2018 e 31 dezembro 2018, foram registadas na plataforma 193 reclamações relacionadas com entregas ao domicílio. Em comparação com as queixas recebidas em 2019 (de 1 de janeiro até ao dia 23 de maio), o Portal da Queixa constatou que as reclamações dispararam 61%.

Em ambos os períodos analisados, as falhas nas entregas (atraso; pedidos trocados; entrega do pedido nunca efetuada) e a falta de apoio ao cliente (sempre que surge a necessidade, os consumidores reportaram a ausência de resposta), são os principais motivos das queixas apresentadas.

1 janeiro 2019 – 23 maio 2019

Principais motivos apresentados

N.º

% representa

Falhas nas entregas (Atrasos / Pedidos trocados / Entrega do pedido nunca efetuada)

54%

Falta de apoio ao Cliente (Sempre que surge a necessidade, consumidores reportaram a ausência de resposta)

29%

1 agosto 2018 – 31 dezembro 2018

Principais motivos apresentados

N.º

% representa

Falhas nas entregas (Atrasos/ Pedidos trocados/ Entrega do pedido nunca efetuada)

48%

20%

As reclamações apresentadas evidenciam a indignação dos consumidores perante um serviço que é fácil e célere no ato da compra, mas que, posteriormente, apresenta grandes dificuldades na entrega eficiente, na correspondência do pedido e, até, no apoio ao cliente.

A empresa Uber Eats lidera o ranking das marcas mais reclamadas da categoria Entregas ao Domicílio (Gastronomia, Alimentação e Bebidas), porém, é a que apresenta a maior Taxa de Resposta: 94,7% e tem o maior Índice de Satisfação: 63,1 em 100.