Greve na CP: reclamações registam subida de 230% este ano

Supressão devido à greve, atrasos, falha de informação e más condições são, este ano, os principais motivos de reclamação dos passageiros contra a CP, indica uma análise do Portal da Queixa, na semana em que os trabalhadores da CP iniciaram um período de greve sem serviços mínimos e que se prevê durar até ao dia 21 de fevereiro. Este ano, as reclamações dirigidas à empresa registaram uma subida de 230%, face a 2022.

Reflexo da insatisfação dos consumidores com o serviço prestado, o número das reclamações dirigidas à CP – Comboios de Portugal tem vindo a registar um crescimento significativo nos últimos anos, revela uma análise do Portal da Queixa.

De acordo com os dados analisados, no ano 2022 verificou-se um aumento de 65% do número de reclamações, comparativamente com o período homólogo (2021).

Relativamente a 2023, só entre os dias 1 de janeiro e 9 de fevereiro, já foram registadas pelos consumidores 69 reclamações, uma subida na ordem dos 230% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2022, o principal motivo de reclamação dos passageiros referia-se aos constrangimentos causados pelos atrasos e comboios suprimidos, a gerar 42% das queixas recebidas ao longo do ano.

Este ano, entre o dia 1 de janeiro e o dia 9 de fevereiro, verifica-se que os principais motivos das reclamações são: supressão devido à greve a absorver 38% das queixas registadas; os atrasos motivaram 25% das reclamações; a falta de informação recolhe 17% das queixas; as más condições pesam 10% e as dificuldades na compra online de bilhetes ocupa uma fatia de 7%.

De referir que, a CP é uma entidade que regista baixos níveis de performance na resolução dos problemas reportados pelos consumidores no Portal da Queixa. O Índice de Satisfação da entidade está avaliado pelos consumidores em 13.1 (em 100), a Taxa de Resposta é de 7,9% e a Taxa de Solução é de 8,5%.

Segundo o Portal da Queixa, considerando que o período de greve se prolonga até 21 de fevereiro, sem serviços mínimos garantidos, é expectável que, nos próximos dias, o número de reclamações dispare ainda mais por causa das perturbações que os passageiros vão sentir.

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas, criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como uma referência nacional em matéria de consumo e um marketplace de reputação.

O crescimento do projeto em Portugal, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas), África do Sul (Complaints Book) e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global:  Consumers Trust.