Transportes: número de reclamações dirigidas ao setor aumenta 58%

O mês de junho vai ficar marcado por várias greves no setor dos transportes. Comboios, metropolitano, autocarros, ligações fluviais e aeroportos, são várias as paralisações previstas. Para além da insatisfação que reina entre os trabalhadores e sindicatos, o setor também assiste ao aumento do número de reclamações por parte dos consumidores, mais 58% do que em 2021, revela uma análise do Portal da Queixa.

Junho arrancou com uma paralisação na Rodoviária de Lisboa e com uma greve dos trabalhadores das bilheteiras da CP. Já esta segunda-feira (6 de junho), o caos ficou instalado no distrito de Setúbal, quando os motoristas da Carris Metropolitana fizeram uma paralisação espontânea por desconhecerem os novos horários e percursos dos autocarros que começaram a circular no dia 1 de junho. Cerca de 90% das carreiras urbanas e interurbanas da nova rede de autocarros previstas para aquele dia não se realizaram. As queixas dos passageiros não se fizeram esperar.

Perante o cenário de perturbações registadas no setor dos transportes, o Portal da Queixa realizou uma análise onde verificou que, do dia 1 de janeiro até 31 de maio de 2022, as reclamações dos consumidores dirigidas às várias subcategorias do setor aumentaram 58%, comparativamente com o período homólogo de 2021. Também subiu o número de empresas alvo de reclamações. Em 2021, foram 39 as entidades receberam queixas dos consumidores e, este ano, são 51.

Segundo o Portal da Queixa, para a análise foram consideradas cinco subcategorias: Bilhética e Títulos de Mobilidade, Comboio e Metropolitano, Transporte Marítimo, Transporte Rodoviário de Passageiros e Transportes Coletivos de Passageiros.
É nestas últimas subcategorias que está concentrado o maior volume de reclamações: Transporte Rodoviário de Passageiros e Transportes Coletivos de Passageiros, com 43% e 35%, respetivamente. Simultaneamente, são as que mais cresceram em número de reclamações, face a 2021. Na subcategoria Transporte Rodoviário de Passageiros o aumento de queixas registado foi de 140% e nos Transportes Coletivos de Passageiros a subida foi de 32%.

Os principais motivos das reclamações apontam atrasos e problemas nos horários dos serviços (42% das queixas); dificuldades na compra e/ou reembolso (24%); falhas no apoio e assistência ao cliente (17%) e falta de manutenção de equipamentos e espaços (9%).

No TOP 10 das entidades com maior número de reclamações em 2022 figuram: A Rede Expressos (+39%); FlixBus (+773%); TST - Transportes Sul do Tejo (+50 %); CP - Comboios de Portugal (+8%); CARRIS (+28%); Vimeca Transportes (+438%); Rodoviária de Lisboa (+200%); Metro do Porto (+88%); Scotturb (+63%) e Metro de Lisboa (-23%). À exceção do Metro de Lisboa – que viu as reclamações descerem -, todas as empresas registaram um crescimento do número de queixas.

Em junho, e face aos acontecimentos recentes, a Carris Metropolitana ganha destaque na fatia das reclamações dirigidas do setor. Nos primeiros sete dias deste mês, o número de reclamações (56) representa já 48% do total endereçado às cinco subcategorias em análise.

Greves previstas no setor

Ao longo de todo o mês estão previstas perturbações nos comboios da CP – Comboios de Portugal, devido a greves dos ferroviários.

Os sindicatos do Metropolitano de Lisboa também avançaram com pré-avisos de greve, que podem coincidir com os Santos Populares e com o Rock in Rio, festival que decorre nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho.

Nos aeroportos, greve de trabalhadores da empresa Portway Handling de Portugal a 11, 12, 24 e 25 de junho. Também os trabalhadores da EMEL (Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa) equacionam realizar uma greve de 24 horas no dia 9 de junho.

Os trabalhadores da Transtejo decidiram realizar uma greve nos dias 11 e 12 de Junho. Os trabalhadores da Soflusa anunciam greve nos dias 12 e 13 de junho.

No Norte, greves parciais no serviço de autocarros da STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto). O pré-aviso de greve parcial abrange as últimas quatro horas de serviço entre os dias 20 de junho e 31 de outubro.

Greve parcial dos trabalhadores da Atlantic-Ferries/Sonae, que garante a ligação Setúbal-Tróia, nos dias 11 e 12 de junho.

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como a maior rede social de consumidores e marcas do país, sendo uma referência nacional em matéria de consumo e um marketplace de reputação de marcas.

O crescimento exponencial e a consolidação da plataforma em Portugal permitiram alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados como França (Réclameici) Espanha (Libro de Quejas) e África do Sul (Complaints Book), através do lançamento da sua marca global:  Consumers Trust.