Transportes: Portal da Queixa recebeu 3 mil reclamações contra o setor em 2023

O Portal da Queixa registou, em 2023, um crescimento no número de reclamações dirigidas ao setor dos transportes públicos. De janeiro a 15 dezembro, recebeu perto de 3.000 denúncias. O aumento foi na ordem dos 40%, em relação ao mesmo período do ano passado. O atraso ou falta de transporte foi o motivo mais apontado pelos passageiros (60%). Transportes Coletivos de Passageiros foi a categoria mais reclamada e a Carris Metropolitana, a CARRIS e a UNIR foram as entidades mais visadas.

As reclamações relacionadas com o setor dos transportes públicos, sobretudo nos grandes centros urbanos, têm vindo a agravar-se de ano para ano. Queixas sobre atrasos, longos tempos de espera, carreiras suprimidas, carruagens cheias, más condições dos veículos e comportamento impróprio dos condutores são alguns dos motivos que fizeram aumentar, em 2023, os índices de insatisfação dos passageiros, revela uma análise do Portal da Queixa.

Desde o iníco do ano, até ao dia 15 de dezembro de 2023, os passageiros registaram no Portal da Queixa um total de 2.911 reclamações relacionadas com as categorias Transportes Coletivos de Passageiros, Comboio e Metropolitano e Transporte Marítimo, um crescimento a rondar os 40%, comparativamente com o período homólogo do ano passado, que totalizou 2.102 queixas.

A categoria mais reclamadas do setor, a absorver 76.2% das ocorrências registadas é: Transportes Coletivos de Passageiros, traduzindo uma subida de 41%, face a 2022. Segue-se a categoria Comboio e Metropolitano, a acolher 22.6% das queixas e a registar um aumento de 34%. A recolher uma fatia 1.2%, a categoria Transporte Marítimo foi a única que registou uma descida, em comparação com o período homólogo: menos 12.2%.

Principais motivos de reclamação

Entre os principais motivos de reclamação, o atraso ou falta do transporte público com grandes tempos de espera é o tema apontado na maioria das queixas dos passageiros (60.3%). Em segundo, segue-se a alteração de carreira (mudanças nas linhas dos autocarros), a gerar 12.5% dos casos reportados no Portal da Queixa. A motivar 10.1% das ocorrências estão casos referentes à conduta do motorista. É o terceiro motivo mais invocado, onde os passageiros denunciam comportamentos agressivos, condução perigosa e falta de cordialidade.

Já as condições do veículo estão na origem de 5.8% das reclamações registadas este ano. Referem-se a veículos sujos, com ar condicionado avariado, mau cheiro, entre outras situações. A gerar 3.1% das  queixas estão problemas com o reembolso. São questões sobre a não devolução do valor de passe por serviços não prestados.

Entidades mais reclamadas

A Carris Metropolitana e a CARRIS (com operação em Lisboa), e a UNIR - nova rede de transportes da Área Metropolitana do Porto -, são as entidades mais visadas, somando 61.2% das queixas registadas em 2023 sobre transportes públicos.

Até ao dia 15 de dezembro, foram efetuadas 1.972 reclamações aos transportes públicos de Lisboa. A Carris Metropolitana e a CARRIS foram as entidades com maior número de queixas recebidas.

Em Lisboa, a análise permitiu aferir que esmagadora maioria das queixas (85%) foi contra os autocarros - categoria Transportes Coletivos de Passageiros -, porém a categoria Comboio e Metropolitano foi a que mais cresceu em reclamações, com mais 89.9%, em relação a 2022. O atraso ou falta de transporte foi o motivo mais reportado, gerando 68.9% das queixas.

Porto: UNIR chega em Dezembro e já lidera queixas

Este ano, no Porto, o maior volume de reclamações foi gerado na categoria Transportes Coletivos de Passageiros, onde se verificou uma subida na ordem dos 190%. Das 495 reclamações registadas, os autocarros foram responsáveis por 57.2%, com a recente UNIR – que começou a operar em dezembro - a recolher 38% das queixas e a STCP a absorver 19.2%. Segue-se a Metro do Porto, a ocupar uma fatia de 17.2%.

Também no Porto, o motivo que refere atraso ou falta de transporte foi o mais denunciado: 68% das queixas.

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como uma referência nacional em matéria de consumo e o maior marketplace de reputação que permite pesquisar, reclamar e comparar qualquer marca gratuitamente. O crescimento exponencial e a consolidação da plataforma em Portugal, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas), África do Sul (Complaints Book) e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust.