Uber Eats: Falhas no pagamento deixam centenas de consumidores sem refeição e sem dinheiro

Pedidos cancelados sem qualquer motivo, encomendas não entregues e reembolsos não efetuados pautaram, nos últimos dias, as reclamações efetuadas à Uber Eats no Portal da Queixa. Só no último fim de semana, foram registadas cerca de 130 reclamações à plataforma de entregas a domicílio, que correspondem a 40% das reclamações registadas desde o início do ano (323 no total). Em 2022, a empresa liderou na sua categoria 'Entregas ao Domicílio' pelo número de queixas recebido: cerca de mil.

Nos últimos dias, a Uber Eats registou um aumento considerável no número de reclamações registadas no Portal da Queixa. Os consumidores apontaram problemas com o pagamento efetuado pelo MBWay. O pico deu-se sábado, dia 25 de fevereiro. O cancelamento de pedidos pagos através do MBWay - que não obtiveram reembolso por parte da Uber Eats - foi o motivo que fez muitos consumidores verem os seus pedidos cancelados sem qualquer motivo. O resultado? Ficaram sem a encomenda e sem o valor da mesma.

As principais reclamações dos consumidores

O pico identificado na plataforma relativamente às reclamações sobre o tema deu-se no último sábado, dia 25 de fevereiro, em que foram registadas 117 reclamações à aplicação reportando o mesmo motivo. Os consumidores queixaram-se ainda de dificuldades em estabelecer contacto com o serviço de apoio ao cliente para resolver a situação.

“Fiz pedido na aplicação paguei e foi cancelado o pedido sem justificação nenhuma e foi retirado o valor da minha conta”, começa por escrever Maria.

À mesma junta-se Elder Silva“Efectuei um pedido hoje dia 25 de Fevereiro na plataforma Uber Eats para o estabelecimento Zenith Brunch no valor de 51,89, que foi cancelada ser explicação e o valor não foi devolvido para a minha conta. Não existe um número de apoio, não existe um mail para apresentar reclamação. Péssimo serviço de apoio à clientes”

O mesmo motivo foi referido em outras reclamações, como é esta efetuada por GabrielaSara GonçalvesDiogo Abreu, entre outros.

Performance da Uber Eats no Portal da Queixa

No Portal da Queixa, a Uber Eats apresenta um Índice de Satisfação pontuado pelos consumidores em 61,6 em 100, apresentando atualmente uma Taxa de Resposta de 94.5% e uma Taxa de Solução de 56.9%.

Só em 2023, já foram efetuadas 323 reclamações à aplicação. Em 2022, a Uber Eats – que completou cinco anos de presença em Portugal recentemente - liderou em reclamações na sua categoria, com cerca de 1000 reclamações recebidas. Seguiram-se a Glovo e a Bolt Food.

Entre os principais motivos apontados pelos consumidores na categoria “Entregas a Domicílio”, na qual a Uber Eats se insere, estiveram os atrasos e erros nos pedidos entregues a domicílio (40%), problemas com o reembolso de pedidos efetuados (38%) e mau serviço prestado (20%).

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas, criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como uma referência nacional em matéria de consumo e um marketplace de reputação.

O crescimento do projeto em Portugal, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas), África do Sul (Complaints Book) e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global:  Consumers Trust.