CP lidera reclamações na categoria Comboios e Metropolitano

A CP - Comboios de Portugal é a entidade com mais reclamações registadas no Portal da Queixa na categoria Comboios e Metropolitano. O Índice de Satisfação da marca é baixo, estando pontuado pelos consumidores em 17.4 em 100. Atrasos ou supressões de comboios e más condições motivam as principais queixas dos clientes contra a transportadora. Em semana de greve na CP, prevê-se que os constrangimentos adensem a insatisfação dos passageiros.

Numa semana que arranca com a greve dos trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e com o registo de grandes perturbações na circulação dos passageiros, o Portal da Queixa fez uma análise à satisfação dos consumidores face ao serviço prestado pela CP, aferindo que, na categoria Comboio e Metropolitano, a CP é a entidade com maior número reclamações.

No primeiro semestre do ano, os consumidores registaram perto de duas centenas de reclamações dirigidas à CP. Segundo indica a análise efetuada, entre os principais motivos de reclamação estão: o incumprimento dos horários programados devido a atrasos ou supressões de comboios a absorver 24% do total das queixas; as más condições (de comboios e estações) a recolher 18% das ocorrências e os problemas com o reembolso (13.8%).

Já as dificuldades na compra de bilhetes motivaram 13.1% das queixas, onde são relatados problemas para adquirir os bilhetes para a utilização do serviço.

Na origem de 5,5% das denúncias registadas, está a aplicação de multa indevida e os problemas de acessibilidade (elevadores, escadas, etc.), geraram 4.8% das reclamações.

página da CP no Portal da Queixa traduz o nível de insatisfação dos consumidores perante o serviço, uma vez que, atualmente, apresenta um Índice de Satisfação pontuado em 17.4 em 100. A Taxa de Resposta da CP é de 13,5% e a Taxa de Solução de 14,9%. Indicadores estes que espelham a baixa performance da empresa na resposta e resolução aos problemas que lhe são reportados.

Os trabalhadores da CP cumpriram esta segunda-feira um dia de greve, que se repete esta quarta-feira, dia 24 de julho, convocada por diversos sindicatos.

Como consequência dos constrangimentos causados pela paralisação desta segunda-feira com um nível de supressão de mais de 80% –, ao Portal da Queixa chegaram inúmeras reclamações, cenário que se adensará, esta quarta-feira, segundo dia de greve.

“A CP desagrada com as constantes greves. Eu pago 40 euros mensais no passe metropolitano para usufruir de um serviço de qualidade,” descreve um passageiro na queixa registada contra a CP.