Reclamações dirigidas à banca aumentam 35%

De janeiro a outubro deste ano, os consumidores apresentaram no Portal da Queixa perto de seis mil reclamações dirigidas ao setor bancário, um crescimento de 35%, em relação ao mesmo período de 2022. Os problemas relacionados com o crédito à habitação e as dificuldades no contacto com as entidades bancárias somam 37% das ocorrências contra a banca. A CGD lidera o maior volume de queixas.

Estão a aumentar as reclamações dos portugueses contra os serviços prestados pela banca. Numa altura em que o setor bancário vive dias desafiantes pela inflação que veio fazer disparar as taxas de juros, os dados do Portal da Queixa revelam que a insatisfação dos consumidores face às entidades bancárias tem vindo a crescer.

Do dia 1 de janeiro até ao dia 1 de outubro, os bancos portugueses foram alvo de 5.644 reclamações registadas no Portal da Queixa, um aumento na ordem dos 35%, em comparação com o período homólogo de 2022, que contabilizou 4.196 queixas.

Entre os principais motivos de reclamação estiveram motivos relacionados com falhas no apoio ao cliente, a gerar 19% das queixas. Os clientes denunciam dificuldades em comunicar com a entidade bancária através dos canais disponíveis para o efeito.

Dos temas mais complexos e que está a inquietar, atualmente, a vida de tantos portugueses, o crédito à habitação – problemas com a revisão, renegociação ou amortização – está na origem de 18% das reclamações recebidas contra a banca. A destacar que este é um motivo que disparou 86%, em relação ao ano passado.

A motivar 15% das ocorrências recebidas, estão casos de reembolso, onde os clientes reportam a demora valores cobrados indevidamente da conta. Já os problemas com a aplicação dos bancos – app e internet banking - pesam 14% das queixas. Na origem de 6% das reclamações estão contas/cartão de crédito bloqueados, os clientes alegam não conseguir utilizar a conta e cartão de crédito devido a um bloqueio imposto pelo banco.

CGD lidera maior volume de queixas

Relativamente às entidades bancárias com maior volume de reclamações recebidas, lidera o top5 a Caixa Geral de Depósitos (CGD) com 26%, segue-se o ActivoBank que recolhe 15% das queixas. Em terceiro, com 11% está o Millenium BCP; segue-se o Santander (9%) e o Banco de Portugal a recolher 7% das reclamações deste ano.

No que se refere aos bancos com mais queixas relacionadas com o tema Crédito à Habitação, a análise aferiu que no pódio continua a CGD (21%); o Santander (15%); segue-se o Millenium BCP (13%); o ActiboBank (12%) e o Novo Banco (7%).

João foi um dos clientes que se queixou da inoperância da CGD face ao pedido de revisão do crédito à habitação.

No entanto, no que se refere ao Índice de Satisfação (IS) - que expressa a performance das marcas no Portal da Queixa com base resposta e resolução das reclamações -, os melhores níveis de Reputação vão para: ActivoBank com um IS de 81.2 (em 100); em segundo lugar, avaliada com 6.1 pontos está a CGD; segue-se o Millenium BCP (42.2). Já com baixos indicadores está o Novo Banco (38.2) e o Santander (17.6).

De referir que, o mês de outubro vai trazer mais dificuldades às famílias com empréstimos para habitação. A próxima prestação já vai incluir o mais recente aumento das taxas de juro na Europa, decididas pelo Banco Central Europeu (BCE).

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como uma referência nacional em matéria de consumo e o maior marketplace de reputação que permite pesquisar, reclamar e comparar qualquer marca gratuitamente.O crescimento exponencial e a consolidação da plataforma em Portugal, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas), África do Sul (Complaints Book) e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust.