Telecomunicações: setor soma mais de 10 mil reclamações. Subida de 14%.

O Portal da Queixa recebeu, em 2023, mais de dez mil reclamações dirigidas às operadoras de telecomunicações, um crescimento de 14%, face a 2022. Mau funcionamento do serviço, reajuste de valores e cobrança indevida foram os principais motivos de insatisfação dos consumidores. A Nowo e a Vodafone foram líderes no volume de reclamações por cada 1000 clientes. E se este mês, o setor já soma mais de 300 ocorrências, esperam-se mais reclamações em fevereiro, mês em que a Meo, a Nos e a Vodafone vão aumentar os preços em 4.3%.

É dos setores mais reclamados e a tendência voltou a confirmar-se em 2023. As telecomunicações foram alvo de milhares de queixas no ano passado, ultrapassando o número de ocorrências de 2022.

De acordo com uma análise do Portal da Queixa, foram registadas na plataforma 10.320 reclamações dirigidas às operadoras de TV, Net e Telefone, um aumento na ordem dos 14%, em comparação com o período homólogo. Em 2022, foram publicadas 9.057 queixas.

O principal motivo de reclamação dos consumidores está relacionado com o funcionamento do serviço, a gerar 32% do total de queixas apurado. Já na origem de 17% das reclamações estão os reajustes de valores e as cobranças indevidas que absorvem 10% das queixas. Já os problemas com o atendimento recolhem 8% das ocorrências registadas no Portal da Queixa.

Segundo aferiu a análise, entre as marcas com maior volume de reclamações por 1000 clientes, está em primeiro lugar a Nowo (2.7), seguida da Vodafone (2.2), a Meo (2.0) e, por último, a NOS (1.9).

Performance do setor na resolução das queixas

Perante os problemas que lhes são reportados, os indicadores no Portal da Queixa revelam que das quatro entidades analisadas, a NOS, a MEO e a Nowo são as que registam os melhores Índices de Satisfação (acima dos 75 pontos em 100) e altas taxas de resposta e solução. Sobressai com níveis de performance mais baixos, a operadora Vodafone, com um Índice de Satisfação pontuado pelos consumidores de 43 em 100, porém, com taxas de resposta e solução de 99,9%.

Recorde-se que, as operadoras de telecomunicações Meo (Altice Portugal), NOS e Vodafone Portugal vão aumentar os serviços em 4,3% a partir de fevereiro, em linha com a taxa de inflação de 2023, de acordo com informação disponível pelas marcas.

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como uma referência nacional em matéria de consumo e o maior marketplace de reputação que permite pesquisar, reclamar e comparar qualquer marca gratuitamente.

O crescimento exponencial e a consolidação da plataforma em Portugal, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas), África do Sul (Complaints Book) e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust.