Comércio e Tecnologia: queixas disparam 168%

O Portal da Queixa fez uma análise ao volume de reclamações relacionadas com a categoria Comércio e Tecnologia e verificou um aumento de 168% do número de reclamações registadas na sua plataforma desde o início do ano, comparativamente com 2020. Na origem das queixas dos consumidores estão como principais motivos: atrasos nas entregas, falha de apoio/resposta da marca e reparação do produto. A FNAC viu duplicar as suas reclamações em 2020, enquanto que a Worten com o maior número de reclamações, conseguiu liderar o setor com o melhor Índice de Satisfação.

Desde o início do ano até ao dia 23 de fevereiro de 2021, foram registadas no Portal da Queixa 2611 reclamações relacionadas com o Comércio e Tecnologia, um aumento de 168% quando comparado com igual período de 2020, onde foram registas 957 reclamações.

A análise da equipa do Portal da Queixa revela ainda que, nesta categoria, o total de reclamações atingido em 2020, foi de 11.525. Um aumento de 138% comparativamente com o número total de queixas recebido na plataforma, em 2019: 4840.

Em 2020, os três principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores portugueses foram: atrasos nas entregas (4840 queixas), falha de apoio/resposta (2028) e reparação do produto (1636).

Principais motivos das reclamações em 2020:

Motivo das reclamações

Total de reclamações %

Total de reclamações

Atraso nas entregas

Falta de apoio/resposta

Reparação dos produtos

Pedidos de reembolso

Pedidos de devoluções

968

Relativamente aos motivos das reclamações, a análise do Portal da Queixa evidencia um aumento de queixas relacionadas com os markeplaces das marcas, verificando-se um crescimento de 194% em 2020, face a 2019. Foram registadas 241 reclamações em 2020, e 82 reclamações em 2019.

Com o exponencial aumento das compras online, a tendência de ter os marketplaces na mira dos consumidores, continua a verificar-se em 2021.

Só este ano, já foram apresentadas 68 reclamações, um aumento de 353% em comparação com igual período de 2020, onde se registaram apenas 15 reclamações.

Segundo a análise estatística do Portal da Queixa, a Worten é a marca com maior volume de reclamações registado em 2020 e em 2019, em linha com a maior quota de mercado. No entanto, a Worten foi também a marca que teve a menor variação do número de reclamações em 2020. Neste parâmetro, ganha destaque a FNAC com 119% de variação, sendo a marca que regista a maior subida de reclamações em 2020 (quando comparado com 2019).

Já o melhor Índice de Satisfação - indicador que expressa de forma objetiva o desempenho das marcas no Portal da Queixa com base na solução e satisfação (Taxa de Solução, Média de Avaliações e Retenção de Clientes) com os utilizadores que efetuaram reclamações -, pertence à Worten, com 80.2 em 100, indicando o cuidado da marca na resolução das reclamações e satisfação do cliente.

Marcas de Comércio e Tecnologia com maior número de reclamações em 2020 e sua variação face a 2019:

Marca

Variação

Índice de Satisfação

FNAC

891

497

30.7

Radio Popular

994

461

76.4

Media Markt

378

181

24.6

Worten

3727

2132

80.2

Reclamações registadas pelos consumidores no Portal da Queixa:

Vasco: “Um mês depois, continuo a aguardar o reembolso, o que demonstra falta de profissionalismo da parte desta loja.

Alina: “Até agora ninguém sabe dizer onde está o aparelho e quando será entregue.”

Inês: Fiz a encomenda dia 30 de novembro porque dizia que os artigos estavam disponíveis até 3dias. Passaram mais de 30dias e até agora ainda não recebi qualquer encomenda ou explicação para o atraso.

Sobre o Portal da Queixa:

Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi fundada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como a maior rede social de consumidores e marcas do país, sendo uma referência nacional em matéria de consumo e um Marketplace de reputação.

O Portal da Queixa é visitado por mais de 2 milhões de consumidores mensais e recebe em média 15.000 reclamações por mês. Tem mais de 500.000 utilizadores registados e 8.200 marcas estão presentes na plataforma.

A maioria das pessoas procura a plataforma para comunicar diretamente com outros consumidores, marcas e entidades públicas, bem como, para compararem marcas com base no Índice de Satisfação. Mais de 90% dos visitantes do Portal da Queixa, não efetua uma reclamação, pesquisa informações sobre uma marca ou serviço antes de procederem à decisão da compra final.

O crescimento exponencial e a consolidação do Portal da Queixa como um dos principais influenciadores nacionais em matéria de consumo, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com Espanha (Libro de Quejas) e África do Sul (Complaints Book), através do lançamento da sua marca global: Consumers Trust