Compras online motivam 21 mil queixas dos consumidores

Desde o início do ano, foram registadas pelos consumidores mais 21 mil reclamações relacionadas com compras online, uma média de 73 queixas por dia e um aumento de 56,9%, em relação a 2022. Os dados são divulgados pelo Portal da Queixa por ocasião do Dia de Compras na Net, que se assinala a 20 de outubro. Nesta data, a plataforma reforça os alertas para compras seguras na internet e defende a importância da promoção urgente da literacia digital na sociedade de consumo.

Entre os dias 1 de janeiro e 15 de outubro deste ano, os consumidores portugueses apresentaram 21.015 queixas relacionadas com compras online, um crescimento de 56,9% em comparação com o período homólogo de 2022, onde foram registadas 13.288 reclamações, revela uma análise do Portal da Queixa no âmbito do Dia das Compras na Net (DCN), que acontece já no dia 20 de outubro, uma data aproveitada para promoções e descontos na internet.

De acordo com a análise, entre janeiro e outubro, as cinco categorias com o maior número de reclamações relacionadas com compras online são: ‘Informática, Tecnologia e Som’, a acolher 27% das queixas geradas; segue-se ‘Comércio de Moda e Joalharia’ a somar 19,7%; depois ‘Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos (12,6%). Já ‘Correio, Transportes e Logística’ recolhe 12,1% das reclamações e ‘Hotéis, Viagens e Turismo’, absorve 7,4% das queixas.

Burlas online motivaram mais de 18% das queixas dos consumidores

Segundo apurou o estudo, os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores referem: entrega atrasada ou não realizada (34,49%). São queixas referentes a compras online que atrasaram ou que não chegaram. Em segundo, é apontado o reembolso não recebido (20,29%), são casos relacionados com a devolução de valores, cobranças indevidas ou mesmo cancelamento de compras.

Os dados revelam que o motivo burla/fraude foi denunciado em 18.53% das queixas recebidas. O produto com defeito motivou 9,67% das ocorrências. Já o Apoio ao Cliente - dificuldade em entrar em contacto com a marca para resolver problemas sobre a compra online - está na origem de 5,97% das reclamações e problemas com a devolução do produto pesam 5,44% no total de queixas recebido, desde o início do ano.

Recorde-se  que o Dia de Compras na Net é uma iniciativa promovida pela Associação para a Economia Digital (ACEPI), que todos os anos agrega diferentes lojas online e marketplaces, para um dia único de promoções e descontos na internet. O grande objetivo é a promoção e o estímulo da economia digital em Portugal e das suas boas práticas, bem como o aumento da confiança nas compras online.

Como fazer compras seguras na Internet?

Perante o aumento do número de reclamações relacionadas com o comércio eletrónico, e porque é essencial que as compras online sejam feitas em segurança e com confiança, o Portal da Queixa - que ergue como bandeira a literacia digital - reforça nesta data, junto dos consumidores, algumas DICAS sobre boas práticas de consumo na internet.