Turismo: perto de 2.000 reclamações no primeiro semestre

No primeiro semestre do ano, foram dirigidas ao setor do Turismo perto de duas mil reclamações. As companhias aéreas e os sites de reserva de viagens geraram o maior volume de queixas: 64%. Entre os principais motivos de reclamação estão problemas com o reembolso/cancelamentos, cobrança indevida e qualidade da hospedagem/serviço. eDreams, TAP e Ryanair são as marcas mais reclamadas. Este Verão, o Portal da Queixa recomenda aos consumidores que, antes de marcarem as férias, pesquisem pelo Índice de Satisfação das marcas e das entidades de turismo.

Chegado o Verão e a altura de marcar as férias, é importante alertar os consumidores para situações e constrangimentos que poderão ser evitados. O Portal da Queixa efetuou uma análise para aferir quais os principais problemas que estão a assolar, este ano, o setor do Turismo.

Segundo os dados analisados, entre os dias 1 de janeiro e 21 de junho, a categoria Hotéis, Viagens e Turismo foi alvo de quase duas mil reclamações (1.992).

Entre as subcategorias do setor com o maior volume de reclamações recebido, estão as Companhias Aéreas(36%); os Sites de Reserva de Viagens (28%); os Sites de Reservas de Alojamento (11%), as Agências de Viagens (7%); os Marketplaces – Viagens Produtos e Serviços (6%) e os Aeroportos, a ocupar uma fatia de 3% no total de queixas apurado no semestre do ano.

Casos de burla geram 3,5% das queixas contra o setor

Os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores relacionam-se com reembolsos/cancelamentos, a gerar 21% das queixas recebidas; a cobrança indevida acolhe 12% das ocorrências; a má qualidade do serviço (hospedagem) é o terceiro motivo mais reportado (7,5%); as dificuldades no apoio ao cliente recolhem 6,3% das reclamações; o cancelamento de reserva (6,2%) e o cancelamento/alteração do voo também a motivar 6,2% das queixas. A bagagem danificada absorve 5,3%; erros nas reservas a gerar 3,5% e alegadas burlas a pesar também uma fatia de 3,5%. Os atrasos em voos é o décimo motivo mais apontado, a reunir 3% das queixas contra o setor no primeiro semestre.

No Top 5 das entidades do setor com o maior número de reclamações, está no topo da tabela a eDreams com 20% das reclamações; segue-se a TAP com 14% das queixas e a Ryanair com 7,5%. Segue-se o Booking a somar 12% e a Easyjet a ser alvo de 6% das ocorrências.

A análise permitiu ainda aferir que as cinco entidades mais reclamadas registam baixos níveis de performance no Portal da Queixa, no que se refere à resolução dos problemas reportados pelos consumidores. Todas as marcas do Top 5 têm Índices de Satisfação (IS) abaixo dos 15.7 pontos (em 100), resultando numa reputação avaliada como “Insatisfatória”.

Quais as marcas mais bem pontuadas pelos consumidores?

Relativamente às entidades com melhor Índice de Satisfação – avaliação esta da exclusiva e da inteira responsabilidade dos consumidores –, os dados analisados apontam nas companhias aéreas: a STP Airways com 65.3 de IS. Nos sites de Reserva de Viagens, destaca-se a iCliGo (60,3 de IS). Nos sites de Reservas de Alojamento, a melhor pontuação vai para a Traventia com 61.3 de IS.

Já nas Agências de Viagens, com elevado nível de performance está a Rickytravel com um IS pontuado em 94.5 (em 100). Seguem-se a DellaSol com 92.1 de IS e a Top Atlântico tem um IS pontuado em 78.4. Nos bons exemplos entre os Marketplaces – Viagens Produtos e Serviços figuram o Grupo Interpass com 66.1 e a Odisseias com um IS de 64.1. Já nos clubes de férias, o New Ellite Club assume o pódio da reputação com 67.6 de pontuação e a Deflegma destaca-se na subcategoria guias e passeios turísticos, com um IS de 73.8.

Pesquisar e comparar antes de marcar as férias

Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa, sublinha a importância de pesquisar sempre antes de comprar: “Nesta altura do Verão, aumenta a procura por viagens e marcações de férias, por isso, é fundamental o consumidor estar informado sobre a reputação das marcas e serviços que pretende adquirir. Para evitar constrangimentos, alertamos sempre para a importância de pesquisar por opiniões públicas ou reclamações que possam estar disponíveis online, como no caso do Portal da Queixa, e comparar com outras marcas da mesma categoria, no comparativo de marcas que disponibilizamos na plataforma. Este pode ser um ponto crucial para a tomada de decisão e para uma escolha mais segura, sem problemas, nem reclamações.”

Sobre o Portal da Queixa by Consumers Trust:

Portal da Queixa é uma plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas que foi criada em junho de 2009. Hoje, posiciona-se como um referência nacional em matéria de consumo e o maior marketplace de reputação.

O crescimento exponencial e a consolidação da plataforma em Portugal, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para mercados com França (Réclame Ici), Espanha (Libro de Quejas), África do Sul (Complaints Book) e Reino Unido, através do lançamento da sua marca global:  Consumers Trust